Innovati Blog

Blog oficial da Innovati Soluções

Como você gerencia sua clínica?
Clineidin, o melhor software de gestão clínica do mercado!

Previna-se no mês Azul!

Compartilhe este post!


O final de ano é conhecido por ter campanhas que levam cores em seus nomes. Setembro amarelo alerta sobre o suicídio, outubro rosa conscientiza a população para o câncer de mama. Estamos entrando em novembro, que é o mês que ganhamos a cor azul, com o início da campanha Novembro Azul, ou Movember.

E você, já conversou com seus pacientes a respeito desta campanha? Que tal conhecer ainda mais sobre este movimento para que estejas pronto para instruir seus pacientes de forma clara? Reservamos este post para esclarecer de forma descomplicada o que é e qual a importância do Novembro Azul!


O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que ocorre dia 17 de novembro. Várias entidades estão envolvidas com a campanha como, por exemplo, o Instituto Lado a Lado pela Vida, no Brasil. O intuito é incentivar os homens com 40 anos ou mais a se prevenirem contra o câncer de próstata, entre outras doenças masculinas.

Existe um grande preconceito da parte masculina de fazer o exame de toque. A ideia principal do Novembro Azul é a conscientização de que fazer o exame é preciso. Quanto mais cedo for detectado o problema, maiores são as chances da eficácia no tratamento.

Só em 2014, tivemos o registro de 68.800 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Porém, a taxa de mortalidade caiu significativamente, chegando ao alto índice de sobrevida de 96%. No mundo, esta porcentagem é de 40%. Menos de 10% dos casos de câncer de próstata são hereditários.

SINTOMAS

Problemas como dor na lombar, problemas de ereção, sangramento na uretra, dor na bacia ou joelhos podem sinalizar o câncer na próstata. 
Outro motivo da prevenção é a ausência de sintomas até o tumor atingir um tamanho considerável.


O EXAME

O procedimento é simples, eficaz, indolor e dura menos de dois minutos. Deve ser feito exclusivamente por um Urologista. Temos dois tipos de exames: o PSA (Prostate Specific Antigen, tradução de Antígeno Específico de Próstata) e o Exame de Toque. O exame de PSA consiste em um exame de sangue, onde será medida a quantidade do antígeno. Caso dê alteração, o médico pode pedir mais um exame de sangue, de urina, ou encaminhar para biopsia de próstata.

A partir dos 35 anos a próstata começa a ter alterações. Caso haja histórico de problemas na próstata na família, o exame deve ser feito em torno dos 40 anos. Se o exame não tiver nenhuma alteração, o paciente pode voltar depois de 5 anos para fazer a reavaliação.  A recomendação é que o homem com mais de 45 anos faça o exame anualmente.

Lembramos que é raro acontecer o diagnóstico antes dos 50 anos, mas prevenir nunca é demais!



Você conhece o Clineidin, a melhor ferramenta de gestão Clínica do mercado?
Não? Então faça como 2,6 mil profissionais, deixe o Clineidin facilitar as coisas para você. 


Acesse e confira: www.clineidin.com.br
Clineidin. sua clínica agora é assim, Surpreendente.

Comentar