Innovati Blog

Blog oficial da Innovati Soluções

Como você gerencia sua clínica?
Clineidin, o melhor software de gestão clínica do mercado!

Como aumentar o movimento e o faturamento da minha clínica?

Compartilhe este post!


Gerenciar, manter e ampliar seu espaço para atender cada vez melhor e atrair cada vez mais clientes para a clínica não é tão simples assim. Mesmo com o mercado de saúde e estética crescendo constantemente, a quantidade de opções disponíveis aos consumidores cresce igualmente, e neste aumento de concorrência onde surgem diversas técnicas e preços - cada qual com seu valor - fica evidente a necessidade de repensar a forma de oferecer os produtos e serviços a fim de aumentar ainda mais o movimento e o faturamento da clínica.

Por conta disso, selecionamos algumas dicas que irão lhe auxiliar a manter-se firme e em crescimento mesmo em tempos difíceis:

  • Faça diferente. Criatividade é uma carta na manga muito valiosa. Quem utiliza a criatividade a seu favor pode se considerar muitos passos à frente da concorrência. Crie uma promoção diferente, crie uma proposta inovadora, aproveite alguma época do ano como dia das mães ou natal e ofereça novidades dentro deste contexto. Mas fazer diferente não fica apenas nisso, faça diferente dentro de 'casa' também. Modifique o ambiente da clínica, anime-o e faça com que a experiência ao paciente seja algo realmente agradável.

  • Invista em marketing. Como diz a velha frase, a propaganda é a alma do negócio, e de fato, tem grande peso. As pessoas estão mais facilmente acessíveis hoje em dia, seja via redes sociais ou canais de divulgação como Google Ads entre outros. Invista em marketing - digital ou não - para que as pessoas saibam da existência de sua clínica e considerem-a como opção quando houver necessidade.

  • Use a tecnologia a seu favor. Comentamos sobre marketing... e que tal utilizar a tecnologia à favor disso? Na verdade, a tecnologia serve muito bem para várias dessas dicas - ou todas - e utilizá-la é uma escolha muito inteligente. Voltando ao marketing, as ferramentas de publicidade como por exemplo o Google Adwords e o Facebook Ads possuem opções de contextualização por região, permitindo que você direcione suas propagandas e campanhas digitais para sua cidade ou apenas para seu bairro ou então para o país inteiro! Você é quem escolhe. Outra opção quase que essencial hoje em dia e obrigatória caso você queira trabalhar com marketing digital é um website. Existem diversas opções muito baratas e algumas até gratuítas e extremamente profissionais para você criar seu website e hospedá-lo na internet sem precisar entender absolutamente nada de programação e informática avançada - lembrando que um profissional ou uma empresa desenvolvedora de websites são sempre muito bem vindos. Quanto à gestão com tecnologia, um bom software para a gestão da clínica com opções de acesso à agenda via smartphone ou tablet é uma opção muito viável e extremamente necessária para quem deseja economizar tanto tempo quanto custos - até por que tempo é algo extremamente valioso.

  • Gestão financeira eficiente. A gestão financeira pode ser o sucesso de sua clínica como pode ser também o motivo da falência dela. Não apenas em tempos difícies como este que o país vem passando, mas em qualquer situação econômica, a gestão financeira deve ser madura e disciplinada - deixar nas mãos do contador apenas não é o suficiente - para que você tenha sucesso na redução de custos/gastos e na previsão do fluxo do caixa. Sem dúvidas, como já citado anteriormente, um software de gestão focado em clínicas é indispensável. Gerencie seu fluxo de caixa, mantenha as despesas fixas (contas de água, luz, etc) atualizadas, gerencie seus custos, entradas e saídas corretamente e consequentemente saberás como está a saúde do seu empreendimento.

  • Demonstre valor, diferente de preço. Isso é muito importante, muito importante mesmo. Você conhece o conceito de 'mar azul X mar vermelho'? No mar azul você não se preocupa com a concorrência diretamente. Seu valor está acima de qualquer preço, ou seja, indiferente se seu preço é mais caro que o concorrente, seus clientes optam por você pois você agrega valor, tem 'marca', tem 'nome'. O nome mar azul vem daí, da calmaria, da água limpa onde você navega tranquilamente no mercado. O mar vermelho não, o mar vermelho leva esse nome devido a cor do sangue, uma analogia às lutas entre os peixes onde um abocanha o outro para sobreviver. Este é o cenário mais comum no mercado, empresas com produtos e serviços semelhantes, pouco valor e alta competição de preços.Valor é diferente de preço, e aí está o erro mais comum dos empreendedores e autônomos quando estão no meio do mar vermelho. Preocupar-se apenas com preço baixo é um erro extremamente custoso e pode até ter efeito reverso, onde seu preço está tão baixo que os clientes o evitam pois têm a impressão de má qualidade. Crie valor, não crie preço. Exponha o motivo pelo qual seus pacientes devem procurar você, faça-os sentirem privilegiados em poder contar com seus serviços e produtos. Crie valor. Uma vez tendo seu valor corretamente exposto e assimilado pelas pessoas, seu preço passa a ser apenas um detalhe da negociação e você passa a navegar no mar azul.

Esperamos ter lhe auxiliado a compreender alguns dos itens importantes para se manter ativo e por que não, em crescimento mesmo em tempos difíceis.
Lembre-se desta frase: 'Em tempos de crise, enquanto alguns choram outros vendem lenços'.

E já que comentamos sobre tecnologia, gestão eficiente e bom atendimento, que tal unirmos essas necessidades e tranformarmos em oportunidade através de uma ferramenta que complementa não somente estes itens mas muito mais que isso, lhe dando total controle a respeito de sua clínica, oferecendo também comodidade aos pacientes através da acessibilidade e transparência? 
Estamos falando do Clineidin, o melhor software de gestão clínica do Brasil, aprovado por mais de 2,6 mil profissionais de saúde. Gerencie sua agenda de qualquer lugar, controle seu caixa, entradas, saídas e comissões, mantenha os cadastros de seus pacientes e profissionais acessíveis, gerencie turmas (ótimo para stúdios de pilates) e muito mais...
Acesse:  clineidin.com.br  agora mesmo e surpreenda-se!

 

Comentários (2) -

  • Dani Azevedo

    15/06/2015 16:05:35 | Responder

    Gostei! muito elucidativo!

  • Michelli

    16/06/2015 17:33:28 | Responder

    Não conhecia o conceito de mar azul e mar vermelho, achei muito legal. Obrigada.

Comentar