Innovati Blog

Blog oficial da Innovati Soluções

Como você gerencia sua clínica?
Clineidin, o melhor software de gestão clínica do mercado!

5 motivos (e soluções) pelos quais os pacientes faltam às consultas

Compartilhe este post!



Com a constante pressão que sofremos e a massa gigantesca de informações que recebemos o tempo todo, tem se tornado comum nos vermos  reféns de eventos e conflitos cotidianos que nos impedem de realizar todos os compromissos em tempo hábil.
Para as clínicas, isto gera um grande prejuízo, uma vez que a lacuna deixada na agenda pelo paciente nem sempre pode ser preenchida por outro paciente, deixando-a sem faturamento nesses intervalos. E o pior, ociosa.

Segundo a pesquisa feita pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS) de Curitiba, os pacientes faltam cerca de 40% das consultas, e isso infelizmente é muito.
A pesquisa aponta como principal causa o "esquecimento", motivo este causado pelo que foi citado no início deste post. Neste caso, é crucial que a clínica sempre avise o paciente instantes antes da consulta.

Além do esquecimento, há outros fatores que contribuem:

  • Falta de verificação na agenda do paciente. Alguns pacientes não verificam seus compromissos na agenda pessoal antes de marcar uma consulta, colaborando para que ocorra conflito de compromissos no dia marcado, e o paciente certamente irá deixar a consulta de lado. Para evitar este problema, deve-se orientar a sua secretária para que pergunte ao paciente de maneira sutil que verifique se não há compromissos agendados na data e hora sugeridos.

  • Falta de regras para o não-comparecimento. Em alguns casos, as clínicas possuem regras para o não comparecimento (como multas) que não são claramente explicadas ao paciente e o mesmo pode achar que a sua ausência no compromisso não acarretará em problemas ou consequências. Para isso, deve-se sempre avisar ao paciente sobre as políticas de cancelamento e não comparecimento da clínica, como por exemplo, o prazo máximo para avisar que o paciente não poderá comparecer (normalmente estabelecido como sendo um dia de antecedência).

  • Não compreendem a importância da consulta e não priorizam totalmente a sua saúde. Muitos pacientes faltam por pensarem que não há importância ou impacto na sua saúde. Ao notarem um melhora na primeira consulta, o paciente pode julgar não ser mais necessário o retorno à clínica. Por isso o profissional deve sempre deixar bem claro ao paciente da importância de seu retorno e da continuidade no tratamento e acompanhamento.

  • Imprevistos. Este é um dos motivos mais compreensíveis entre todos os motivos. Muitas vezes o paciente tem a intenção de comparecer na consulta mas por imprevistos de última hora, não podem cumprir com o compromisso. Neste caso é fundamental orientar os seus pacientes que comuniquem com antecedência a impossibilidade de comparecimento e também oferecer possibilidades de remarcação para que uma nova data fique estabelecida.

  • Demora na fila de espera. Em clínicas e consultórios com grande fluxo de pacientes e pouca organização nas agendas, é comum haver uma longa demora na fila de espera para o atendimento. Isso gera uma visão negativa da clínica para o paciente, principalmente com a correria do dia a dia.
    Para evitar este tipo de problema, é fundamental que a clínica melhore o controle de seus horários de agendamento.

Podemos listar mais inúmeros motivos que ocasionam a falta de compromisso do paciente, mas os principais são estes citados acima. Se a sua clínica passa por um dos problemas acima e você se identificou com algum dos itens, agora é o momento certo de você implantar em sua clínica um software de gestão.
O Clineidin é a ferramente essencial para garantir que seus pacientes não faltem com seus compromisso!!

Com o Clineidin você tem controle dinâmico e eficiente dos agendamentos, financeiros, prontuários, cadastros de pacientes e muito mais! Ahh.. lembrando também que juntamente com o Clineidin instalado em sua clínica, você terá o acesso ao App para Smartphones e Tablets onde poderá consultar a agenda e efetuar agendamentos, em tempo real!

Faça como mais de 2,6 mil profissionais, deixe o Clineidin resolver seus problemas. 
Acesse www.clineidin.com.br e converse com um de nossos atendentes agora mesmo.

Comentar